Como escrever um livro – As 10 fases

Você finalmente decidiu que quer escrever um livro. Você tem determinação, coragem e um laptop, mas por onde começar? 

Se você planeja com cuidado e trabalha em todas as etapas necessárias para ir de uma página em branco a milhares de palavras escritas, será capaz de atingir seu objetivo!

Siga esses 10 passos para escrever um livro e você vai ver como isso irá lhe ajudar e muito!

1. Escolha o seu tópico

Deve ser algo sobre o qual você tenha muito conhecimento ou sobre o qual não pode parar de falar. 

Você estará pensando e falando sobre esse tópico por vários meses, talvez até anos; portanto, não escolha um tópico com o qual ficará entediado em algumas semanas.

2. Planeje seu livro

A fase de planejamento é importante porque é o roteiro que o guia pela idéia original do início ao fim. 

Quando você tem uma estrutura, isso ajuda você a trabalhar no processo de redação, aprimorando os detalhes para que você não fique atolado mais tarde quando começar a escrever seu material. 

Um plano sólido identificará seu mercado-alvo, o motivo pelo qual você está escrevendo o livro e o assunto que planeja abordar.

3. Crie um esboço

Essa é uma fase importante da redação de um livro e ajudará você a reduzir o tempo de escrita em dez vezes.

 Usando o esquema criado na etapa dois, você dividirá cada capítulo em uma conversa que terá com uma ou duas pessoas. Em seguida, sente-se com amigos ou colegas e discuta cada capítulo. 

Identifique quais são os pontos importantes que você deseja destacar em cada capítulo. 

Como você atenderá às necessidades emocionais do seu mercado-alvo e abordará as de cada capítulo? 

Faça anotações à medida que você avança no capítulo ou não poderá se lembrar da discussão. Você também pode considerar gravar as conversas. Em seguida, transcreva a conversa e crie um esboço detalhado dessa conversa. 

Todos os pontos principais que você deseja abordar em seu capítulo devem estar nessa transcrição.

4. Faça um plano

Estabeleça metas para você escrever uma certa quantia em um determinado período de tempo. 

Defina as horas em que você trabalhará todos os dias e cumpra-as. 

Digamos que você planeje escrever por duas horas na segunda, quarta e sexta-feira e três horas no sábado. Estabeleça metas para suas sessões de redação e tente cumpri-las. 

As metas de contagem de palavras podem ser difíceis de alcançar, mas certifique-se de recompensar-se quando alcançá-las, fazendo uma boa caminhada para esticar as pernas.

Veja também: Como Escrever Uma Carta Passo A Passo

5. Prepare seu primeiro rascunho

Agora que você criou seu esboço e um plano com metas às quais está determinado a cumprir, é hora de começar a detalhar os detalhes. 

Analise sua lista detalhada e descubra se você precisará de mais dados ou informações antes de começar a escrever. Se você precisar fazer certos pontos ou expor alguns fatos, talvez seja necessário fazer uma pesquisa nessa área para que sua redação seja precisa. 

Depois de localizar as informações necessárias, elas podem simplesmente ser inseridas no local correto, contido no esquema. À medida que você esboça, você encontrará naturalmente coisas que gostaria de mudar, remover, adicionar ou mover. 

Você é livre para fazer isso, é o seu livro, a organização e o rearranjo servirão apenas para melhorar seu rascunho.

6. Escreva seu primeiro rascunho

Depois de ter elaborado o seu rascunho inicial, você poderá encontrar uma área confortável e tranquila e começar a analisar seu esboço detalhado e detalhado. 

Todo o material deve estar fresco em sua mente, para que você possa trabalhar com todos os itens listados no esboço sem precisar escrever. 

Simplesmente fale em voz alta em um dispositivo de gravação e coloque-o na fita. 

Depois de fazer isso, você pode transcrever ou ouvir você mesmo e começar a digitá-lo em um programa de processamento de texto.

7. Edite seu primeiro rascunho

Agora que você concluiu o primeiro rascunho do seu livro, é hora de ler o livro inteiro do início ao fim. 

Você deseja verificar o fluxo, consistência e clareza.

 Acredita que o material interessante? Você saberá imediatamente quando chegar a um ponto que precisa ser editado mais. 

Ao ler seu próprio material, faça anotações das mudanças que você acha que precisam ser feitas. Faça as alterações ou peça a alguém que as faça e conclua seu segundo rascunho o mais rápido possível.

8. Hora de um editor

Nesse ponto, muitas pessoas estão prontas para enviar seu livro a um editor para revisão e verificação final. O trabalho de um editor é revisar seu material quanto a fluxo, consistência e clareza (como você fez anteriormente). 

Olhos frescos e profissionais podem detectar erros ou omissões flagrantes com rapidez e eficiência. Eles poderão mostrar como escrever um livro da maneira certa.

Se você não puder pagar por um editor profissional, peça a um amigo que seja bom em edição dê uma olhada no seu rascunho.

9. Revisão final

Por mais doloroso que possa ser para você, você terá que ler seu material mais uma vez. 

Este é o momento final em que você precisará ler o material e, nesse ponto, provavelmente está bastante cansado do que escreveu. 

Isso é extremamente comum, então não se preocupe, você não está sozinho. Este é o momento de fazer as alterações necessárias e finalizar seu trabalho. 

A fase final de revisão e edição não leva tanto tempo quanto as fases de esboço ou desenho, mas é uma parte muito importante do processo quando você escreve um livro.

10. Publique!

Muitas plataformas permitem que as pessoas se publiquem automaticamente hoje em dia, por isso é muito fácil publicar seu livro e sair para o mercado-alvo sem muita despesa. 

Os obstáculos para publicar um livro através de rotas comerciais podem ser numerosos e você pode desanimar rapidamente, portanto, esteja preparado para isso.

Bônus: Sabemos que é bem concorrido o mundo dos escritores, então é bom divulgar em redes sociais, pedir para alguma página divulgar e etc. Se tiver condições peça para alguém que entende de marketing te ajudar. Isso vai dar um up para que seu livro alcance mais corações.

Saber como escrever um livro é essencial, mas saber divulgar também é.

Fonte: Grammar Check

Be the first to reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *