Como escrever uma monografia?

Se pra escrever uma redação simples você já ficou com medo, imagina agora escrever uma redação, que ao invés de uma pequena folha como em uma redação para o vestibular ou a prova da escola tem que ter várias e várias páginas.

Pensando em pedir pra sair e desistir os seus sonhos largando a faculdade? Negativo, eu não vou deixar.

Nesse artigo você verá várias dicas importantes de como escrever uma boa monografia, indo desde o básico até o avançado. Vamos lá?

Dicas para escrever uma monografia

Tenha um tema em mente

Lembra do nosso primeiro artigo da série Como Escrever Bem? onde eu falava que o primeiro passo para escrever uma redação era a estruturação dos pontos principais?

Pois é, só que com a monografia é um pouco diferente, ao invés de elencar os pontos você precisa definir o tema que você irá abordar.

A grande vantagem aqui é que você pode escolher um tema que goste, já com a redação convencional já vem um tema pré estabelecido e você tem que trabalhar em cima dele.

Além de ser um tema que goste é importante que seja algo criativo que irá deixar o professor que for avaliar a sua monografia de queixo caído.

Por exemplo, digamos que você seja apaixonado por empreendedorismo. A principio existem centenas ou até milhares de vertentes que você pode abordar. Mas se você for refinando encontrará uma pauta que agradará o seu professor.

Geralmente professores se agradam de temas que resolvem problemas locais e regionais. Já que você escolheu o tema principal como empreendedorismo como você pode fazer com que ele mude a realidade econômica da sua cidade?

Não tem ideia de como começar? Eu vou te dar uma ajuda. Vamos pegar aqui o empreendedorismo na internet.

Suponhamos que sua cidade seja pequena e do interior, onde grandes empresas não se instalam e que a geração de empregos é feita em sua maioria com o setor público, mais o setor de serviços.

Como mudar essa situação para caso um rombo nas contas públicas não prejudique a receita do município?

Você pode explanar que o empreendedorismo digital é ideal pois pra se começar é necessário um investimento baixo e até mesmo zero, e que é uma fonte de renda que pode ajudar de jovens a idosos, de homens a mulheres.

Pronto, só com isso você tem o tema na mão, para fazer isso virar uma monografia é só elencar os desdobramentos da vantagem de ter uma população empreendedora na cidade.

Pesquise, aperfeiçoe e desenvolva

Eu acabei me empolgando na parte da escolha do tema que acabei incluindo três dicas na parte da escolha do tema, por isso deixarei aqui um breve resumo do que você deve fazer após escolher o tema. Vou citar as três dicas usando o tema empreendedorismo com negócios online.

  • Pesquise: Nessa primeira fase você deve estudar o máximo possível sobre o negócio, as formas de empreender na internet, se é viável para sua cidade, etc.
  • Aperfeiçoe: Depois de definir se é viável é interessante que você busque perguntas e respostas que convençam os professores de que essa ideia dará certo no município.
  • Desenvolva: Agora é a hora de colocar a monografia no papel, com introdução, parágrafos descritivos e explicativos, seções de analise e argumento, e depois salientar todas as perguntas e respostas pendentes.

Assim como no artigo sobre como escrever uma redação eu quero que esse seja básico e simples de você entender, e assim como eu recomendei um outro conteúdo nele eu quero recomendar um conteúdo aqui.

Eu não sei se você conhece o Douglas Tybel do Guia da Monografia, mas ele tem um conteúdo fantástico sobre monografia, você pode conferir clicando aqui: Como Fazer Uma Monografia? TCC em Blocos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *