Veja o passo a passo de como escrever uma tese

Primeiramente, antes de aprender a como escrever uma tese, seria muito bom saber diferenciar uma tese padr√£o de uma disserta√ß√£o.

 Uma tese nada mais √© que uma pe√ßa escrita sobre um determinado assunto. Ela √© escrita por algum candidato a um diploma de faculdade ou universidade. 

A tese, assim como em uma disserta√ß√£o, descreve a pesquisa original e seus resultados e possui uma estrutura espec√≠fica. 

Mas esses documentos diferem em graus. Aos quais se aplicam e na profundidade do conhecimento necess√°rio.

Quando voc√™ tem que fazer atividades acad√™micas como reda√ß√£o de teses, √© necess√°rio realizar algumas pesquisas e fornecer ainda an√°lises aprofundadas sobre o assunto. 

Uma tese √© para demonstrar seu n√≠vel de educa√ß√£o , intelig√™ncia, criatividade, habilidades cr√≠ticas e anal√≠ticas.

Como escrever uma tese: as suas características

Uma tese comum tem características e requisitos particulares. Isso são coisa que qualquer aluno ou pesquisador deve aprender.

  • Uma tese deve ser 100% √ļnica, informativa e bem escrita para dar uma boa impress√£o ao leitor. Ent√£o, nada de plagio.
  • Ela deve ter informa√ß√Ķes sobre o t√≥pico atual, o que o escritor decidiu investigar, o argumento, quest√Ķes importantes e solu√ß√Ķes para o problema.
  • Uma tese deve ter em m√©dia 100 p√°ginas. Ou seja, pode ter pouco mais ou pouco menos que isso, o importante √© ser bem feita.
  • Uma tese de gradua√ß√£o acad√™mica representa a vis√£o do autor sobre o tema, sua import√Ęncia e tamb√©m sua pr√≥pria opini√£o e sugest√£o.
  • Ele cont√©m uma estrutura espec√≠fica.
  • Uma tese deve ser clara, portanto, voc√™ deve evitar linguagem coloquial ou vaga, jarg√Ķes, em primeira pessoa e citar demais.

Como formar uma Estrutura para Tese?

Agora que voc√™ j√° sabe as caracter√≠sticas de uma tese comum, voc√™ j√° pode come√ßar e preparar um plano para a sua estrutura. 

A estrutura deve ser seguida a risca

Normalmente, uma estrutura para a tese consiste em uma p√°gina de t√≠tulo , um resumo, uma introdu√ß√£o, uma revis√£o da literatura , os m√©todos, resultados e discuss√£o, conclus√Ķes e refer√™ncias.

Veja também: Como Você Pode Melhorar A Sua Escrita?

No geral, a função da estrutura é explicar o seu objetivo e os objetivos da pesquisa.

A Folha de rosto

Em uma p√°gina de t√≠tulo, voc√™ escreve o cabe√ßalho do seu trabalho, seu nome e sobrenome, a institui√ß√£o em que estuda, o departamento, os mentores de pesquisa e a data para a entrega .

O Resumo

Um resumo deve ter 300 a 400 palavras. Ela deve explicar a import√Ęncia do artigo, fornece uma descri√ß√£o curta, mas detalhada, dos dados, m√©todos usados ‚Äč‚Äčna pesquisa e os resultados alcan√ßados.

A Introdução

Esta parte de uma tese é uma versão estendida do resumo e onde muita gente acaba se perdendo.

Ela compreende o t√≥pico juntamente com o objetivo do seu trabalho, seu escopo e import√Ęncia

Em suma, a introdu√ß√£o apresenta uma breve revis√£o do artigo, as raz√Ķes para investigar e escrever um t√≥pico t√£o espec√≠fico.

A Revis√£o da literatura

Você usa a revisão de literatura para avaliar a pesquisa anterior sobre o assunto e quais foram seus impactos e efeitos.

A Metodologia

Nesta parte, o autor deve mostrar como o objetivo da pesquisa foi alcançado.

Ou seja, ela indica métodos, ferramentas, materiais, cálculos, técnicas, teorias e outros dados valiosos e explica por que foram escolhidos.

Os Resultados

Esta √© uma das partes mais substanciais da sua tese: a representa√ß√£o dos resultados da sua pesquisa. 

Mencione suas observa√ß√Ķes, estat√≠sticas, resultados positivos e negativos, mas n√£o em detalhes.

An√°lise e Discuss√£o

Na se√ß√£o de discuss√£o, voc√™ analisa o desempenho, o esfor√ßo, as realiza√ß√Ķes do trabalho e fornece uma explica√ß√£o detalhada de cada um. 

Você escreve comentários sobre seus resultados bons ou ruins e responde a perguntas relacionadas ao tópico.

Conclus√£o

A parte final da tese √© uma conclus√£o. 

Aqui, voc√™ aprova que os objetivos de sua pesquisa foram cumpridos, fornece um resumo de seus resultados, formula a declara√ß√£o mais cr√≠tica, faz previs√Ķes sobre as consequ√™ncias da investiga√ß√£o.

Pronto, agora você sabe o básico de como escrever uma tese. Mas agora resto é com você!

Be the first to reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *