Como escrever mais rápido – 12 Dicas Infalíveis

Escrever mais rápido deve ser um ponto que todos os escritores têm em comum. Até os que possuem as melhores velocidades querem melhorar. 

Pensando nisso, Miachel D. Pollock mostrou 12 dicas que ajudarão qualquer escritor a escrever com mais mais velocidade.

“Escrever, portanto, é também um ato de coragem. É muito mais fácil levar uma vida sem análise do que confrontar-se na página? É muito mais fácil render-se ao materialismo, ao cinismo ou a uma centena de outros modos de vida que são, de fato, formas de nos escondermos da vida e dos nossos medos. Quando escrevemos, resistimos à sedução fácil dessas estradas mais simples. Insistimos em descobrir e declarar as verdades que encontramos, e ousamos revelar essas verdades na página.”

– Do Livro de ideias do escritor, de Jack Heffron.

1. Pense Bem

Pensar ajudará a escrever mais rápido

Muito foi escrito sobre o poder da sua mente para inspirá-lo ou deserdá-lo. Não vamos falar muito sobre isso aqui, a não ser dizer que, a sua mente pode ser o seu maior obstáculo ou o seu maior aliado como escritor.

Não se apegue a pensamentos como “escrever é um mal necessário” ou “não sou escritor “. É necessário se desvincular dessas crenças e adotar novas.

A crença que mais limita é “não tenho criatividade”. Foi baseado na incompreensão de que a criatividade realmente é um processo. Por isso, deixei ir e adotei novas crenças. 

Primeiro lugar, mentalize que “escrever é caminho para a liberdade. Em segundo lugar, acredite que a cada dia está se tornando um escritor melhor e mais ágil.”

Escolha novas crenças e as escreva em um local onde você veja por muitas vezes. Escolha crenças que são fortalecedoras, inspiradoras e que tenham créditos. Não vale a pena tentar se convencer de algo quando, no fundo, sabemos que não acreditamos.

2. Gerencie as suas expectativas se quiser escrever mais rápido.

No início, você não pode esperar sentar e escrever um artigo de 1000 palavras dentro de 30 minutos. Com prática e treinamento, isso pode se tornar uma realidade para você, porém, se você esperar desenvolver dessa forma no começo é caminhar a passos largos para o fracasso

Como podemos ver, escrever é um processo, e mesmo as pessoas que escrevem um artigo em 30 minutos ou menos, passaram algum tempo preparando e organizando as ideias antes de se sentarem para escrever seu artigo.

3. Defina metas de escritas realistas e alcançáveis.

Para escrever mais rápido tenha metas

Se você está começando, não faz sentido ter como objetivo escrever um novo artigo todos os dias. Dê a si mesmo uma chance de estabelecer um padrão de sucesso. 

Defina um objetivo de escrever apenas um artigo por semana, isso pode não parecer ambicioso para você, mas depois de um ano, terá em média 52 artigos.

À medida que você se tornar um escritor mais habilidoso e realizado, certamente, não será problema escrever um novo artigo todos os dias; assumindo que é algo que você deseja fazer. Consequentemente logo irá escrever mais rápido.

4. Escrever é uma habilidade a ser aprendida. É como andar.

Escrever não é diferente de qualquer outra habilidade que aprendemos, e aprender leva tempo. Lembre-se, em média, demora 10 a 12 meses para uma criança aprender a andar. E com essa aprendizagem vem vários pequenos passos ao longo do caminho.

Primeiro, a criança aprende a rolar de barriga para baixo, em seguida, os músculos vão fortalecendo a ponto dela poder se sustentar de quatro, então ela desenvolve a habilidade e a coordenação muscular para engatinhar, depois tenta ficar de pé e mesmo caindo continua tentando se levantar. 

Ela não desiste e se rende ao fato de não saber andar, independente de quantas vezes ela cai, ela levanta, até conseguir dar os primeiros passos. São meses de treinamentos, tentativas e quedas, até conseguir caminhar para os braços carinhosos e pacientes dos pais.

Escrever não é diferente. Assim como todos nós estamos destinados a andar, todos nós estamos destinados a escrever, porque escrever é comunicar, e todos nós nos comunicamos. Sim, pode parecer difícil no início, porque os seus músculos de escrita ainda estão fracos. Mas precisa continuar escrevendo para que esses músculos sejam fortalecidos

Vai lutar, vai se frustrar, vai cair. Não faz mal. Faz parte do processo de aprendizagem. Mas se você persistir, e continuar escrevendo, assim como a criança se levanta cada vez que cai, você vai aprender a escrever melhor e mais rápido. E quanto mais você fizer mais fácil vai se tornar e em pouco tempo, você vai lançar esse artigo de 1000 palavras em 30 minutos.

5. Não tente ser um gênio.

Muitas vezes acreditamos que a nossa escrita precisa ser completamente original e inovadora. Acreditamos que devemos apresentar uma grande verdade da existência humana cada vez que escrevemos. Esse é um caminho que certamente nos levará ao fracasso e a frustração. 

O perfeccionismo é o inimigo mortal de qualquer esforço criativo, quando não sabemos administrar. 

Veja também: 10 dicas para que você tenha uma escrita mais inteligente

Não fique preso a idéia que você precisa transmitir idéias revolucionárias em sua escrita, a maioria dos leitores está simplesmente procurando reforço do que eles já sabem. Basta apresentar o que você sabe e aprendeu sobre o seu tópico, e fazê-lo do seu jeito.

Certamente isso levará felicidade aos seus leitores, e eles serão gratos a você pelo conteúdo apresentado. 

O paradoxo é que, uma vez que você deixa a necessidade de ser um gênio, você pode realmente começar a se tornar um gênio para seus leitores. Por quê? Porque quando se livrar da pressão de se tornar um gênio ou ser perfeito, vai conseguir escrever alguma coisa.

6. Criar um sistema para capturar ideias ajudará você a escrever mais rápido

Como escvever mais rápido? Tenha um escritório organizado

Quantas vezes você teve uma ideia criativa e até mesmo inspiradora, mas desapareceu pouco tempo depois. Da mesma forma, quantas vezes você leu algo ou ouviu algo que inspirou e estimulou seu pensamento, mas você não tinha como capturá-lo. 

Ideias e inspiração estão ao seu redor, bem como dentro de sua própria mente. Mas se você não tem como capturar, armazenar e recuperar essas ideias, elas são inúteis.

Um sistema eficaz para capturar ideias serve como local de armazenamento para as suas pré-ideias, aquelas intrigantes inquietações de inspiração que flutuam dentro e fora da sua vida como nuvens brancas e carregadas em um dia ensolarado.

Se você tem um bom armazenamento e sistema de recuperação, você nunca vai ficar sem ideias para escrever. Isso tornará a sua escrita mais rápida porque você não vai perder tempo pesquisando coisas.

Não vai perder tempo a procurar freneticamente pelos cantos escuros da sua mente, casa ou escritório à procura da citação perfeita que leu na semana passada.

Seu sistema pode ser tão simples quanto um cartão de índice, um diário ou até mesmo um pequeno caderno que você carrega no bolso de trás da sua bolsa (não se esqueça de um lápis). 

Passamos grande parte do nosso dia online e tem algumas ferramentas que podem nos ajudar, como WordPress, ele é um sistema livre e aberto de gestão de conteúdo para internet, voltado principalmente para páginas eletrônicas e blogs online.
Sempre que vier uma ideia interessante ou citação, é só criar um rascunho post, e salvar a ideia lá.

O Evernote também um aplicativo popular projetado para criar notas, organizar e arquivar, então já sabe, quando encontrar um artigo interessante, citação ou site que vale a pena salvar, é só guardar na sua conta no Evernote.

7. Pesquise o seu tópico.

Tenha tudo preparado se quiser escrever mais rápido
Tenha tudo preparado se quiser escrever mais rápido

Se você está escrevendo sobre um tema que é relativamente desconhecido para você, com certeza precisará fazer algumas pesquisas. É o que os escritores profissionais fazem. Muitas vezes, quando um escritor é contratado, não é apenas pela sua capacidade de escrever. Também são contratados para pesquisar o tema e basear a sua escrita nessa pesquisa.

Põe o teu chapéu de Jornalista de investigação e abre um pouco os livros. Leia revistas, blogs e websites sobre o seu assunto. Wikipédia é um bom lugar para começar. Google então, nem se fala. Os aprendizados trazidos através de uma simples pesquisa no Google, faz toda diferença. 

Só porque não é especialista no assunto, não significa que não pode escrever sobre isso. Além disso, o período de tempo que está aprendendo algo novo é o horário ideal para escrever sobre o assunto.

Porque, como seres humanos, adoramos aprender. A descoberta é emocionante (eu acho que está incorporada em nosso DNA), e essa excitação vai chegar através de sua escrita.

Sim, vai atrasar o processo de escrita, mas é um sacrifício que vale a pena fazer.
Não só você vai expandir sua profundidade de conhecimento e experiência, mas você também vai descobrir que isso vai torná-lo um melhor escritor sobre temas pelos quais você já tem algum conhecimento.

Mesmo que você tenha algum conhecimento sobre o seu tópico, não faz mal pesquisar um pouco. A sua pesquisa ajudará a estimular novas ideias que, de outra forma, poderia ignorar.

8. Organize suas ideias antes de escrever.

Você não irá escrever mais rápido se não tiver organizado

Ainda que tenha pesquisado o tema ou não, a sua escrita será mais tranquila e mais rápida se organizar as suas ideias antes de se sentar para escrever. Um esboço simples vai te ajudar ao longo do caminho para obter a sucesso com o mínimo de confusão e frustração possível. Em escrever mais rápido e escrever melhor.

 David Fryxell diz isso sobre fazer um esboço: “É tão importante porque começa a organizar, e moldar a sua massa de material. Uma vez que o seu material é organizado em sua cabeça, em seguida, no papel o resto é apenas ajustes. A verdadeira arte reside no desenvolvimento do projeto; a escrita é mera arte.”

Embora raramente sejam usados, muitas pessoas sugerem usar um mapa mental para ajudar a organizar a sua escrita.
Um mapa mental é um diagrama usado para representar palavras ou ideias ligadas e dispostas em torno da ideia central da sua peça.

Existem várias ferramentas de mapeamento mental online disponíveis, uma bastante usada é a FreeMind. 

9. Não tenha medo de escrever mau o primeiro rascunho.

Uma vez que toda a sua pesquisa é feita, e você se senta para escrever, o segredo é separar a escrita da edição. Você quer obter o máximo de informações na página sem antes editar.

O primeiro rascunho é como despejar todas as peças do quebra-cabeça na mesa e dar uma olhada em todas as peças. Uma vez que você tem todas as peças lá fora, então você pode voltar e mover as peças ao redor, fazer correções e obter a coisa mais ordenada.

Você vai gostar: Morning Pages – As páginas matinais irão salvar sua escrita

No seu livro, O Agora hábito, o Dr. Neil Fiore escreve:
“Estudantes que entram em Harvard, por exemplo, são levados para uma seção especial da biblioteca onde os rascunhos de autores famosos são mantidos.
Esse exercício tem um grande impacto sobre jovens escritores que anteriormente pensavam que o trabalho de gênios chegou concluído e ligado ao couro em um único golpe de inspiração.

“Aqui, os calouros podem examinar como um escritor de sucesso, muitas vezes, começa com umas ideias aparentemente aleatórias em torno de um tema;
muitas dessas ideias, mais tarde provou ser supérfluo para o projeto final, mas foram essenciais para o processo de desenvolvimento de um novo conceito.

“Ou seja, os primeiros rascunhos não são descartados como erros, mas são vistos como os passos iniciais no desenvolvimento de ideias. A ordenação de ideias vem mais tarde, como um segundo processo, para comunicar a experiência original em uma sequência que pode ser apreciada pelo leitor. No primeiro rascunho, a última parte competiu muitas vezes torna-se a introdução da versão final, e os conceitos iniciais se o rascunho se tornar a conclusão.”

10. Domine o seu senso para escrever mais rápido.

escrever mais rápido

Outra chave para escrever mais rápido é desligar o senso. O sensor é aquela pequena voz em nossa cabeça que diz quando uma frase ou a escolha de palavra está errada. O senso atrasa a sua escrita, incitando você a voltar e corrigir cada palavra, tipo ou erro que possa cometer enquanto escreve. Você tem que superar esse impulso caso você tenha pretensão de escrever mais rápido.

O senso é um mecanismo de sobrevivência integrado, um remanescente da evolução humana que tenta nos proteger do mal. Imagine a vida humana há milhões de anos atrás. Está à beira da floresta, olhar para a planície aberta, e se perguntar como chegar ao outro lado sem ser morto. O senso alerta. 

Ousar deixar a proteção da floresta e se expor a possíveis predadores? Correr o risco de ser comido por um tigre de dentes de sabre? Se aventurar?

Para muitos, escrever é uma proposta semelhante e arriscada. O senso alerta. Atrever-se a deixar a proteção da obscuridade literária e se expor ao ridículo potencial? Ser comido vivo?

Há várias maneiras de dominar o senso. Vale a pena tentar escrever nos primeiros horários pela manhã. Em última análise, você precisa praticar a escrita sem se corrigir enquanto escreve. Você precisa tirar o senso completamente da imagem até que você entra na fase de edição.

Outro método é algo chamado de “escrever cego”. Se você está escrevendo online, você simplesmente desliga o monitor pouco antes de começar a escrever o seu primeiro rascunho. Parece estranho, eu sei, mas como não consegue ver o que acaba de escrever, é muito menos provável que volte para corrigir como está a escrevendo.

11. Editar Impiedosamente.

As edições no texto o fará escrever mais rápido com o tempo
Sim! Para escrever mais rápido você ainda terá que editar e editar

Então, o seu primeiro rascunho está feito, e se fizer o que está sendo sugerido acima, é provável que haja uma confusão. Pode ser perfeitamente ilegível. Mas não entre em pânico. Agora vai para a fase de edição.

A primeira coisa a ser feita é corrigir os erros de digitação. Depois disso, adicionar qualquer estilo que quiser, como legendas ou se eu preferir usar fotos ou links, e colocá-los também.

Além disso, certificar-se que o artigo está bom. Isso pode implicar a deslocação de alguns parágrafos ou pode significar apenas a alteração de uma ou duas palavras.

Contudo, veja o artigo na tela e leia de perto. Procure por palavras que devem ser cortadas, ajustadas ou mudadas. A ideia é escrever apertado; dizer o que você quer dizer com o mínimo de palavras possível. Sem dúvida já ouviu falar do endereço de Gettysburg. É um dos discursos mais famosos da história americana. Você sabia que são menos de 300 palavras?

12. Encontre o seu tempo de escrita mais produtivo.

Precisa do melhor time para escrever mais rápido

Todos nós temos algumas horas do dia onde a nossa energia é melhor para todas as atividades, inclusive escrever. Ultimamente, parece que o horário mais produtivo é de manhã cedo, quando saímos da cama.

Levantar cedo, tomar um café e sentar-se para escrever é uma excelente opção, uma vez que os níveis de barulhos são bem maiores em outras horas do nosso dia. 

Se você tem filhos para cuidar ou alguma outra coisa que precisa da sua atenção, faça um compromisso firme para ter o seu próprio espaço para escrever. 

Torne esse tempo sagrado, sem interferências e não deixe que nada interfira em seu caminho. Elimine todas as distrações para assim escrever.

Artigo originalmente escrito por Miachel D. Pollock, traduzido e editado pela Onfictionwriting.

Be the first to reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *