Primeiramente, antes de aprender a como escrever uma tese, seria muito bom saber diferenciar uma tese padrão de uma dissertação.
Uma tese nada mais é que uma peça escrita sobre um determinado assunto. Ela é escrita por algum candidato a um diploma de faculdade ou universidade.
A tese, assim como em uma dissertação, descreve a pesquisa original e seus resultados e possui uma estrutura específica.
Mas esses documentos diferem em graus. Aos quais se aplicam e na profundidade do conhecimento necessário.
Quando você tem que fazer atividades acadêmicas como redação de teses, é necessário realizar algumas pesquisas e fornecer ainda análises aprofundadas sobre o assunto.
Uma tese é para demonstrar seu nível de educação , inteligência, criatividade, habilidades críticas e analíticas.
Como escrever uma tese: as suas características
Uma tese comum tem características e requisitos particulares. Isso são coisa que qualquer aluno ou pesquisador deve aprender.
- Uma tese deve ser 100% única, informativa e bem escrita para dar uma boa impressão ao leitor. Então, nada de plagio.
- Ela deve ter informações sobre o tópico atual, o que o escritor decidiu investigar, o argumento, questões importantes e soluções para o problema.
- Uma tese deve ter em média 100 páginas. Ou seja, pode ter pouco mais ou pouco menos que isso, o importante é ser bem feita.
- Uma tese de graduação acadêmica representa a visão do autor sobre o tema, sua importância e também sua própria opinião e sugestão.
- Ele contém uma estrutura específica.
- Uma tese deve ser clara, portanto, você deve evitar linguagem coloquial ou vaga, jargões, em primeira pessoa e citar demais.
Como formar uma Estrutura para Tese?
Agora que você já sabe as características de uma tese comum, você já pode começar e preparar um plano para a sua estrutura.
Normalmente, uma estrutura para a tese consiste em uma página de título , um resumo, uma introdução, uma revisão da literatura , os métodos, resultados e discussão, conclusões e referências.
No geral, a função da estrutura é explicar o seu objetivo e os objetivos da pesquisa.
A Folha de rosto
Em uma página de título, você escreve o cabeçalho do seu trabalho, seu nome e sobrenome, a instituição em que estuda, o departamento, os mentores de pesquisa e a data para a entrega .
O Resumo
Um resumo deve ter 300 a 400 palavras. Ela deve explicar a importância do artigo, fornece uma descrição curta, mas detalhada, dos dados, métodos usados na pesquisa e os resultados alcançados.
A Introdução
Esta parte de uma tese é uma versão estendida do resumo e onde muita gente acaba se perdendo.
Ela compreende o tópico juntamente com o objetivo do seu trabalho, seu escopo e importância.
Em suma, a introdução apresenta uma breve revisão do artigo, as razões para investigar e escrever um tópico tão específico.
A Revisão da literatura
Você usa a revisão de literatura para avaliar a pesquisa anterior sobre o assunto e quais foram seus impactos e efeitos.
A Metodologia
Nesta parte, o autor deve mostrar como o objetivo da pesquisa foi alcançado.
Ou seja, ela indica métodos, ferramentas, materiais, cálculos, técnicas, teorias e outros dados valiosos e explica por que foram escolhidos.
Os Resultados
Esta é uma das partes mais substanciais da sua tese: a representação dos resultados da sua pesquisa.
Mencione suas observações, estatísticas, resultados positivos e negativos, mas não em detalhes.
Análise e Discussão
Na seção de discussão, você analisa o desempenho, o esforço, as realizações do trabalho e fornece uma explicação detalhada de cada um.
Você escreve comentários sobre seus resultados bons ou ruins e responde a perguntas relacionadas ao tópico.
Conclusão
A parte final da tese é uma conclusão.
Aqui, você aprova que os objetivos de sua pesquisa foram cumpridos, fornece um resumo de seus resultados, formula a declaração mais crítica, faz previsões sobre as consequências da investigação.
Pronto, agora você sabe o básico de como escrever uma tese. Mas agora resto é com você!
Be the first to reply