Como escrever uma boa redação?

Não importa se é para passar em um concurso público, no vestibular, na prova do ensino médio ou em uma entrevista de emprego.

Uma hora ou outra será requisitado que você escreva uma redação, e que de preferência ela seja boa para que você passe em algum dos pleitos listados acima.

Para que você não passe vergonha na hora da prova eu vou te dar algumas dicas para escrever uma redação criativa e ainda por cima em pouco tempo.

Dicas para escrever uma boa redação

Comece com um rascunho

rascunho

Uma coisa é óbvia, você não escreverá uma boa redação do zero. Para que você consiga escrever uma boa redação é necessário que liste todos os pontos principais pedidos na pauta da redação e liste-os para conseguir colocar alguma letra no papel.

Vou te dar um exemplo, digamos que o tema da sua redação seja relacionado a invasão do Iraque pelos Estados Unidos. É interessante que você separe todas as etapas ocorridas até chegar a invasão do país em 2003.

Começando com a ascensão do ditador Sadam Hussein ao poder, depois sobre a crise com o Irã e a guerra com este estado, passando pela crise que o país ficou no pós-guerra, e com a economia em frangalhos o pais decidiu invadir o Kuwait, e por ai vai.

Estruture sua redação

Agora que você já elencou os principais pontos é importante que você divida a redação em 3 grandes frases: introdução, desenvolvimento e conclusão.

A introdução contém entre dois e três parágrafos, como você já percebeu aqui não é hora para encher linguiça, você apenas expõe para o corretor da redação um resumo geral do que você irá abordar.

Em seguida temos o desenvolvimento, que como já dizia os heróis brasileiras da FEB é onde a cobra vai fumar. Ele tem entre dois e quatro parágrafos e nele você tem muito espaço para discutir e encher linguiça que não pode fazer na introdução.

E por último mas não menos importante você tem a conclusão, que diferente da introdução e o desenvolvimento é bem curta, onde você tem que encaixar poucas frases em um único parágrafo para fazer um grande apanhado do texto.

Faça perguntas e dê respostas na redação

Agora que você já tem na cabeça os principais pontos que irá abordar no texto e também que já sabe onde cada ponto ficará chegou a hora que os corretores de redações mais amam, as indagações, questionamentos, perguntas, etc.

Fazer perguntas é a forma mais fácil para dar sentido a redação. Por exemplo em relação a Guerra do Iraque. Perguntas pertinentes são: Como ela ocorreu? Quais foram as causas do conflito? Quais as consequências que o conflito gerou? Qual a lição que a guerra nos ensinou?

Depois de feitas as perguntas basta citar as respostas, mostrando que as causas do conflito foram a situação econômica degradante do Iraque, mostrando que uma das consequências foi o aumento do terrorismo no Oriente Médio e o surgimento de grupos terroristas como o Estado Islâmico, e que a lição que aprendemos é que governos expansionistas geram mais problemas para seus próprios países do que para seus vizinhos.

Eu sei que essas três dicas são bem básicas, mas acredite elas fazem toda a diferença entre uma redação péssima e uma redação mediana. Se você seguir esses passos já terá meio caminho andado em direção a uma nota 10.

Mas caso você ainda se sinta com anseio de achar que não vai conseguir fazer uma redação boa eu sugiro que você leia esse artigo: Como Fazer Uma Boa Redação Dissertativa Passo a Passo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *